Plataforma de dados ajuda municípios do RS a planejar ações a respeito de mudanças climáticas
- 03/08/2022
Parceria é com o CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 2000, na Inglaterra, por um grupo de cientistas que identificou a falta de informações sobre o clima para tomadas de decisão.
Os municípios do Rio Grande do Sul podem fazer um cadastro gratuito em uma plataforma mundial de dados sobre mudanças climáticas que pode auxiliar na tomada de decisões sobre o tema. A parceria é com o Carbon Disclosure Program (CDP), uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 2000, na Inglaterra, por um grupo de cientistas que identificou a falta de informações sobre o clima para tomadas de decisão.
O sistema de informações foi apresentado a representantes de prefeituras em evento na segunda-feira (1º).
Para participar, a prefeitura deve encaminhar um e-mail para reportecer@cdp.net, que responderá com um link para acessar a plataforma. As informações também estão disponíveis no site do CDP. Os projetos do estado relacionados ao tema estão disponíveis na internet.
Não há um prazo máximo para o cadastro, mas as prefeituras que fizerem isso até 12 de agosto receberão uma avaliação e um relatório personalizado, além de um certificado. No Rio Grande do Sul, cinco municípios abastecem o sistema com informações: Canoas, Dois Irmãos, Nova Santa Rita, Porto Alegre e São Leopoldo. O objetivo é ter a adesão de mais cidades.
Fonte: G1 RS