Conselheiro tutelar de Coronel Bicaco é afastado após utilizar carro oficial para ir a jogo de futebol em Porto Alegre
- 05/08/2022
Rastreamento do veículo registrou trajeto de 426 km entre as duas cidades. Decisão judicial determinou que agente não receba remuneração até análise do caso.
Um conselheiro tutelar do município de Coronel Bicaco, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, foi afastado de suas funções por ter utilizado um carro oficial para ir até Porto Alegre, onde assistiu a um jogo de futebol. A liminar, assinada pelo juiz Bruno Enderle Lavarda na quarta-feira (3), vale até a conclusão do processo judicial.
Até o julgamento do mérito, o conselheiro tutelar não irá receber remuneração. "A conduta é totalmente incompatível com a idoneidade moral exigida para o exercício do cargo, sem contar que o veículo definitivamente não se presta para atividade pessoal de lazer", disse o juiz na decisão.
De acordo com o MP, o caso ocorreu no dia 18 de junho. Imagens de câmeras de segurança na garagem da prefeitura mostraram o veículo deixando o local. O rastreamento do automóvel também registrou o deslocamento de Coronel Bicaco para Porto Alegre, distantes 426 km entre si.
O carro ficou estacionado nas dependências da Arena do Grêmio. Naquela data, o time gaúcho venceu o Sampaio Corrêa pela Série B do Campeonato Brasileiro.
A prefeitura chegou a abrir uma sindicância para apurar o caso, segundo o MP. O conselheiro teria confessado o ilícito, e a Corregedoria do Conselho Tutelar emitiu um parecer conclusivo orientando pela suspensão do agente público. Contudo, o a promotoria pede a destituição do cargo e o pagamento de R$ 50 mil de indenização por dano moral coletivo.
"O Ministério Público entendeu que a suspensão, com a posterior continuidade no cargo, não se prestaria a proteger órgão de tamanha relevância como o Conselho Tutelar do abalo moral sofrido pela conduta", falou o promotor Miguel Germano Podanosche.
Fonte: G1 RS