Empresários e advogados são maioria entre candidatos no RS; cresce número de militares e agentes de segurança
- 18/08/2022
Já professores e profissionais de saúde tiveram redução no número de candidatos. TSE registrou quase 1,4 mil candidaturas no estado.
Empresários e advogados correspondem à maioria das profissões indicadas por candidatos registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Rio Grande do Sul. Dos 1.387 nomes indicados, 157 são de donos de empresas e 123, de advogados.
Entre as funções mais frequentes, sucedem na lista vereador, deputado, administrador, servidor público municipal e aposentado. Veja o gráfico abaixo.
Os números correspondem a candidaturas de homens e mulheres ao governo do estado e Senado (considerando também vices e suplentes), além da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Empresário:157 / Advogado:123 / Vereador: 105 / Deputado:52 / Administrador:48 / Servidor público municipal:48 / Aposentado:48 / Outros:806
Setor
O Rio Grande do Sul tem 64 candidatos ligados à área da segurança pública. Entre eles, estão bombeiros, militares das Forças Armadas na ativa e reformados, policiais civis e militares, além de vigilantes. Em 2018, foram 49 profissionais ligados a esse setor.
Na educação, houve queda. Há 54 professores e pedagogos (eram 69 em 2018) e 19 estudantes (20 há quatro anos).
Já na área da saúde há 60 candidatos, entre agentes de saúde, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas. Nas últimas eleições estaduais, 63 candidatos eram desse setor profissional.
Padrão entre os partidos
O partido com mais empresários candidatos é o PSC, com 20 pessoas. O PSD é o que mais tem advogados candidatos, 15 pessoas.
O PT é o com a maior quantidade de professores: oito candidatos. O partido com mais estudantes é o Novo, com três. O PP tem cinco médicos candidatos.
Fonte: G1 RS