Prefeito e vice de Redentora deixam o cargo e presidente da Câmara assume
- 19/10/2022
Vereador Nico assume o poder executivo de Redentora.
Na manhã desta quarta-feira, 19, de o prefeito Nilson Paulo Costa, MDB, e o vice Jaime Jung, PDT, de Redentora, deixaram os cargos, após condenação do Tribunal Regional Eleitoral, que determinou a cassação do mandato dos dois por abuso de poder econômico e político. O presidente da Câmara de Vereadores, Malberk Antoine Kunst Dullius, o Nico, MDB, assumiu o comando do executivo municipal.
Durante a transmissão de cargo o prefeito negou as acusações, e disse que sai de cabeça erguida, com a consciência tranquila e está saindo por causa de provas infundadas, mentiras e armações.
O prefeito disse que recebeu os ofícios determinando o seu afastamento do cargo ontem e então está cumprindo as determinações, mesmo considerando o julgamento uma injustiça. Ele disse também que não está jogando a toalha e que seus advogados estão entrando com todas os recursos necessários para resguardar todo o seu direito.
Além da cassação do mandato, o prefeito Nilson Paulo Costa e a primeira-dama, Eliane Amaral Costa, perderam os direitos políticos pelo período de 8 anos, a contar das eleições de 2020. O vice-prefeito, apesar da cassação, mantém seus direitos políticos.
Se houver a manutenção da decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, após o trânsito em julgado, a Justiça Eleitoral deverá convocar novas eleições para o município de Redentora. Até lá, não havendo efeito suspensivo da sentença do TER, Nico fica no cargo.
Com a ida de Nico para o executivo, o vereador Gilmar Gonçalves, também do MDB, assume o comando do poder legislativo e Leonel Schossler, primeiro suplente do MDB, assumirá como vereador na próxima segunda-feira, 24 de outubro.
Fonte: Jonas Martins / Jornal Província