Conheça a vitamina que pode ajudar a reduzir depressão e ansiedade
- 27/07/2022
Uma alimentação balanceada, com o nível de vitamina B6 correto, pode ser fundamental para evitar ou reduzir depressão e ansiedade.
Pesquisadores da Universidade de Reading descobriram que adultos e jovens que tomaram altas doses de suplementos de vitamina B6 por um mês relataram sentir-se menos ansiosos e deprimidos.
Nesse sentido, cada vez mais a ciência tem compreendido a importância desta vitamina para trazer equilíbrio neural para o ser humano. Confira mais detalhes sobre como a vitamina B6 pode ajudar a diminuir sintomas depressivos e de ansiedade.
Saiba como a vitamina B6 pode ajudar a reduzir depressão e ansiedade
De acordo com David Field, da Universidade de Reading, “o funcionamento do cérebro depende de um delicado equilíbrio entre os neurônios excitatórios que carregam informações e os neurônios inibitórios para evitar atividade descontrolada”. Nesse sentido, buscou-se entender a relação da vitamina B6 com a diminuição dos sintomas depressivos e ansiosos. Mais de 300 pessoas participaram do estudo.
Entre elas, foram aleatoriamente designados determinados participantes para receber altas doses de vitamina B6, B12 ou placebo, que deveriam ser consumidos uma vez ao dia com alimentos.
Assim, aqueles que receberam B6 ou B12 tomaram a dose diária recomendada 50 vezes. A ingestão diária recomendada de vitamina B6 para homens e mulheres de 19 a 50 anos é de 1,6 miligramas.
Resultado do estudo
A maior diferença foi notada nos participantes que receberam vitamina B6, que, segundo os cientistas, aumenta a quantidade de um produto químico que bloqueia os impulsos elétricos entre as células nervosas cerebrais.
Muitos alimentos contêm vitamina B6, mas Field notou que a eficácia dos suplementos estava ligada a altas doses. Ele também alertou que os resultados positivos do estudo foram menos significativos do que o efeito de outros tratamentos. Nesse sentido, o ideal é que o paciente aumente os níveis de vitamina B6 e faça outro tratamento em conjunto.
Field recomendou terapias como a Terapia Cognitivo Comportamental, como uma forma de aumentar os efeitos do uso da vitamina. No entanto, além desta, existem outras abordagens que também podem ajudar a reduzir os sintomas depressivos e de ansiedade.
Fonte: Agência Texty