Polícia Civil investiga esquema de fraude na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
- 07/12/2022
Operação mira terceirizadas que visavam a obtenção de contratos ligados à profissionalização no setor de jogos eletrônicos; não há indícios de participação de servidores públicos.
Policiais civis deflagraram nesta quarta-feira (7) operação para desarticular um esquema de fraudes em contratos na Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em empresas nos municípios de Pelotas, Rio Grande, São Francisco de Paula e Porto Alegre.
A chamada "Operação Buff" mira empresas terceirizadas — que ainda não tiveram os nomes divulgados.
Segundo o delegado Max Otto Ritter, as empresas que deveriam ser concorrentes teriam vínculos entre elas e haveria um acerto de preços nas licitações. A prática foi verificada inicialmente pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado e pela Procuradoria do Estado e a Assessoria Jurídica vinculadas à SICT.
Ainda conforme a investigação, o grupo visava a obtenção de contratos ligados à profissionalização no setor de jogos eletrônicos. Neste momento, não há indícios de participação deservidores públicos no esquema.
A operação é coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil, com apoio das delegacias regionais de Pelotas, Rio Grande e Gramado.
Fonte: Eduardo Matos / GZH