Secretário da Justiça do Rio grande do Sul pede exoneração do cargo após suspeita de nepotismo

  • 16/12/2022
Secretário da Justiça do Rio grande do Sul pede exoneração do cargo após suspeita de nepotismo

Governo do estado não informou motivo do pedido de exoneração de Mauro Hauschild. Secretário é investigado por suspeita de nepotismo após ter promovido namorada. Ele nega irregularidades.

O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild, pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira (15). Conforme o governo do estado, o pedido foi acolhido.

A renúncia ocorre 11 após uma reportagem da RBS TV revelar a suspeita de nepotismo na pasta, em caso investigado pelo Ministério Público (MP) e o Ministério Público de Contas (MPC). Hauschild teria promovido a namorada, Pâmela Peixoto, como diretora da secretaria. Ambos negam irregularidades.

O governo do estado não informou o motivo do pedido de exoneração. Em nota publicada nas redes sociais, o Executivo afirmou que "agradece a Mauro pelos serviços prestados em três diferentes pastas desde 2020, em especial no que diz respeito à revitalização do sistema penal gaúcho, com a histórica reconstrução da Cadeia Pública de Porto Alegre (antigo Presídio Central)".

O g1 tentou contato com Hauschild e com o Palácio Piratini, mas não obteve retorno até a atualização mais recente desta reportagem.

Nesta quinta, a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa iria analisar um pedido de oitiva sobre o caso envolvendo o secretário. No entanto, apenas três dos 12 parlamentares integrantes do colegiado compareceram. Assim, sessão não foi realizada por falta de quórum.

Suspeita de nepotismo

A promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) e o Ministério Público de Contas (MPC) abriram investigação para apurar suspeita de nepotismo envolvendo Hauschild. Ele é companheiro de uma diretora da secretaria, Pâmela Peixoto, que usa veículo oficial do estado e também recebeu aumento na gratificação incorporada ao salário após o início do relacionamento.

"O Ministério Público de Contas recebeu essa denúncia e autuou expediente para apuração preliminar dos fatos, de imediato encaminhamos um ofício ao gestor pedindo cópias de processos administrativos e assentamentos funcionais, ou seja, está estabelecido o contraditório para verificação do ocorrido", afirma o procurador-geral do MPC, Geraldo da Camino.

Em nota, o MP informou que também vai apurar suposto ato de improbidade administrativa. O governo do estado, através de nota, diz que encaminhou o caso para análise da Comissão de Ética Pública.

Ao serem abordados pela reportagem, Mauro e Pâmela negaram irregularidades. No dia 2 de dezembro, o casal foi ao aeroporto de Porto Alegre levado, em separado, por dois carros oficiais. O destino foi Brasília, de onde retornou no dia 4. As passagens foram pagas pelo governo, sob o argumento de compromissos oficiais na capital federal.

"Eu estou viajando hoje a convite do Ministério Público e ela pra agendas dela. É um direito que nós temos: nós alteramos as passagens, nós não recebemos diárias por esses dias que eu fico lá. Voltar na sexta ou no domingo não onera", disse o secretário.

Promoção

O caso foi revelado à reportagem da RBS TV por um funcionário da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, que não quer ser identificado.

"A Pâmela chegou na secretaria e ela já foi convidada logo a ser diretora, chefiar. Aí, em seguida, existem movimentações que retiram CCs de outros funcionários que ali estão e vão acrescentando ao dela por nomeações aí posteriores a essa, gratificações em forma de aumentos pra ela", disse o funcionário.

As fotos do casal estão nas redes sociais e até no porta-retrato do gabinete do secretário da Justiça do governo gaúcho. O Diário Oficial mostra que em janeiro de 2022, Pâmela foi nomeada diretora do departamento de Políticas Sócio-Educativas da secretaria comandada pelo namorado.

O primeiro salário dela, sem vantagens, foi de R$ 4.303 brutos. Seis meses depois, no dia 2 de agosto, Pâmela foi promovida. E ela, que tinha uma gratificação de 50%, passou a receber um extra de 75% no salário. Assim, o vencimento de outubro passou para R$ 5.554.

Em seis ocasiões, o secretário Mauro e Pâmela viajaram juntos com passagens pagas pelo estado. Em pelo menos um caso, até com diária. No dia 4 de abril, o casal foi a Belo Horizonte. Conforme o portal da transparência, ele colocou como motivo reuniões administrativas e ela, participação e visitas. E quem autorizou a viagem dela para fora do estado foi o próprio secretário e namorado, conforme o Diário Oficial.

O que diz o secretário

Sobre a suspeita de nepotismo, o secretário também foi perguntado sobre a viagem de férias feita por Pâmela com o namorado, antes de completar um ano no emprego. A resposta foi enviada por meio de uma nota, na qual afirmava que foram antecipados 5 dias de férias a Pâmela por merecimento, antes de completar um ano de trabalho.

Na nota, ele reconheceu que viajou com a namorada por seis vezes durante viagens oficiais neste ano sobre temas da secretaria. O secretário disse que essas viagens se moldaram ao interesse do casal quando os deslocamentos coincidiram com fins de semana. Ele alegou que tem as filhas residindo em Brasília e reafirmou que não recebia diárias pelos dias a mais.

Para explicar a nomeação, o secretário usou outra data a partir da qual, segundo ele, passou a compartilhar o mesmo endereço com Pâmela: julho, e que em janeiro, mês em que Pâmela foi contratada, não eram namorados. Mauro Hauschild reconheceu que ela foi promovida depois que o namoro começou, destacando que a gestão tem por critério melhorar a remuneração de todas as chefias.

Fonte: G1 RS


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Perigosa e Linda

Corpo e Alma

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo Rodeio

top3
3. Vivendo aqui no mato

Trio Parada Dura participação Zé Neto e Cristiano

top4
4. Termina comigo antes

Gusttavo Lima

top5
5. Visita pro meu amigo Baitaca

Domingo Campeiro - Ivan dos Santos

top6
6. Guardanapo

Rainha Musical

top7
7. Grudado no Tik Tok

Terceira Dimensão participação Cezar Santos

top8
8. Guilherme e Santiago participação Bruno e Marrone

Amor de emergência

top9
9. Estrelinha

Di Paullo & Paulino participação Marilia Mendonça

top10
10. Suspicious Minds

Elvis Presley


Anunciantes