Programa de Alfabetização Audiovisual do RS oferece curso para professores
- 29/07/2022
Iniciativa busca apoiar educadores para oferecer aos alunos atividades pedagógicas relacionadas ao cinema e à cultura afro-brasileira. A inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto.
O Programa de Alfabetização Audiovisual, uma parceria entre a UFRGS e a Cinemateca Capitólio, está com inscrições abertas para a 2ª edição do curso Cinema Negro na Escola. A iniciativa busca apoiar professores para oferecer aos alunos atividades pedagógicas relacionadas ao cinema e à cultura afro-brasileira. A inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto pelo site.
Voltado para educadores de todas as etapas de escolaridade, o curso é composto por três módulos: educação infantil e anos iniciais do fundamental; ensino fundamental; ensino médio e EJA. Cada módulo é composto por um conjunto de curtas-metragens e uma conversa em vídeo do programador responsável pela seleção dos filmes com seus diretores e outros convidados.
A atividade de formação docente acontece de forma online, é gratuita e certificada pela UFRGS. Professores de todas as redes de ensino podem participar.
A iniciativa foi criada em 2020 com o objetivo de democratizar o ensino audiovisual aos ambientes escolares por meio de uma abordagem de valorização e representatividade da cultura negra. O projeto tem financiamento obtido por meio de emenda impositiva do legislativo municipal de Porto Alegre.
Fonte: G1 RS